O Projeto Garimpo Bom, Mineração Responsável, foi idealizado pelo técnico em mineração, Antonio de Pádua Sobrinho e pelo geólogo Francisco de Assis Souza, tem por objetivo realizar um levantamento global das condições socioeconômicas, de segurança e saúde do pequeno minerador que atua no extrativismo mineral da região do Seridó Paraibano, visando a melhoria das condições de trabalho e a qualidade de vida desses mineradores com enfoque para o uso dos equipamentos de proteção individual como também da degradação ambiental dos garimpos. . . .
Em contato com o nosso portal o professor e técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho destacou algumas ações já realizadas pelo projeto. São elas:
> Visitas aos garimpos: Estamos realizando visitas aos garimpos para entendermos o processo de extração e comercialização dos minérios para buscar soluções que possam contribuir com a atividade, diante mão já de orientando os garimpeiros quanto à boa extração, uso correto de EPIs, convivência pacífica com o meio ambiente.
> Dia de combate à silicose no garimpo: No dia 18 de julho de 2013, realizamos na cidade de Frei Martinho um encontro para debater ações de prevenção da doença, destinado a pequenos mineradores, estudantes de mineração e pessoas ligadas ao setor mineral, onde foram debatidas ações de combate a doença, contando com palestras temáticas.
> Apresentação do projeto: Já apresentamos o projeto ao secretário de Saúde do Estado e ao Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CERES-PB, e em breve estaremos realizando um seminário regional para tratar sobre a implantação das ações em Saúde voltada para trabalhadores do setor mineral da região
> Seminário em homenagem aos garimpeiros: No dia 07 de novembro de 2013, estaremos realizando um seminário voltado para os garimpeiros de Picuí, onde os eles serão palestrantes e debatedores. Onde Abordaremos temas relacionados à história do garimpo no município, à situação atual da pequena mineração, a situação da mulher garimpeira, problemas de segurança e saúde laboral (com ênfase para a silicose), degradação ambiental, discussão sobre o artesanato mineral como fonte de renda para a mulher do garimpeiro.
Contará com a presença de professores e estudantes do curso de mineração e geologia do IFPB-Campus Picuí, além de órgãos e instituições do setor.

Nenhum comentário:
Postar um comentário