sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Sebrae orienta empreendedores beneficiários do Bolsa Família

Por meio do programa Territórios da Cidadania, o Sebrae-RS está orientando microempreendedores individuais (MEIs) beneficiários do programa Bolsa Família nas regiões Noroeste e Sul do Estado. Nos próximos dias, mais de um mil empreendedores receberão a cartilha O Microempreendedor Individual e o Programa Bolsa Família.
O documento será entregue aos empreendedores que já são atendidos pelo Negócio a Negócio.
- Queremos conscientizar estes empresários sobre a importância da formalização e dar a eles a garantia que o benefício do Bolsa Família não será perdido por causa do registro legal da empresa – explica a gestora do programa no Sebrae-RS, Tangriane Forest Santos.
Territórios da Cidadania
Criado em 2008 pelo governo federal, o Territórios da Cidadania busca promover o atendimento às atividades produtivas em localidades menos desenvolvidas e estimular a criação de um ambiente de negócios favorável. Os municípios que compõem o programa foram escolhidos a partir de critérios específicos, como menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), baixo dinamismo econômico e maior concentração de agricultores familiares, assentados, população quilombola e indígena.
No Rio Grande do Sul, 59 municípios das regiões Sul e Noroeste integram o programa, que atendeu 4.756 empresas entre os meses de janeiro e setembro de 2013.
Uma das formas de ação do Território da Cidadania é por meio do Negócio a Negócio, programa que consiste na atuação de agentes de orientação empresarial (universitários treinados na metodologia do projeto) junto às empresas. Os estudantes fazem um levantamento dos pontos fracos e das oportunidades de melhorias de microempresas e microempreendedores individuais (MEIs). Na região Sul, o Sebrae executa a ação em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Na região Noroeste, a executora é a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
Municípios atendidos pelo programa
Zona Sul (25): Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.
Noroeste Colonial (34): Ajuricaba, Augusto Pestana, Barra do Guarita, Boa Vista do Cadeado, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campo Novo, Catuípe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Cruz Alta, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário