quarta-feira, 19 de março de 2014

Aesa prevê chuvas isoladas na Paraíba nesta quarta, Dia de São José

Previsão do órgão é de que chuvas permaneçam pelas próximas 24 horas.
Crença está relacionada com o período chuvoso no estado.

 

A previsão do tempo para esta quarta-feira (19) na Paraíba é de que chuvas isoladas podem ser registradas em todas as regiões durante o dia de hoje e nas próximas 24 horas, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). A data, dia de São José, é marcada pela crença popular de que a chuva deste dia sinaliza como será o inverno e a colheita.
Segundo Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, a crença tem um embasamento científico e está relacionada com o período chuvoso nas regiões da Paraíba. Marle explica que nas regiões do Cariri e do Sertão, a época com mais registros de chuva é entre os meses de fevereiro e maio. Já no Agreste, Brejo e Litoral paraibano, este período começa em Abril e vai até Julho.

“Como o Dia de São José está no fim da estação chuvosa de algumas regiões e na pré-estação das outras, a tendência é de que o dia possa ter chuvas isoladas e demostrar como pode se comportar o período seguinte”, disse Marle Bandeira.
Homem do campo acredita em bom tempo
Alguns agricultores da Paraíba estão com a expectativa de que as chuvas de inverno possam garantir uma colheita farta em 2014. No Sítio Tanatuba, na zona rural de Guarabira, no Agreste paraibano, o agricultor Pedro Xavier preparou o solo para plantar durante o dia do santo.

“Serão plantados dois hectares de milho e dois de feijão, além de inhame e batata doce”, disse o agricultor em entrevista à TV Cabo Branco. Pedro perdeu 70% da lavoura na última safra, mas espera aliviado na crença que herdou do pai e do avô. “Trazemos esta esperança no cotidiano, somos ensinados que se o dia for chuvoso hoje, será no ano todo”, concluiu.
A agricultora Erli da Silva, que trabalha há mais de 40 anos no distrito de São José da Mata, na zona rural de Campina Grande também tem esperança de chuvas e começou a plantar nesta quarta-feira o milho que pretende colher para no mês de Junho. “Se não plantarmos o milho nesta época, ele não fica pronto para ser consumido no mês do São João”, concluiu Erli.

fonte:http://g1.globo.com/pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário