quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Corpo de Jorge Dória é velado no RJ

Ator morreu aos 92 anos, de complicações cardiorrespiratórias e renais. 
Dória foi um dos maiores comediantes brasileiros.


O ator Jorge Dória, um dos maiores comediantes brasileiros, será enterrado nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro. Ele morreu na quarta-feira (6), aos 92 anos, de complicações cardiorrespiratórias e renais, depois de ter ficado 40 dias internado por causa de uma pneumonia. O velório acontece no Cemitério do Caju, na zona portuária da cidade.
O carioca Jorge Dória precisou enfrentar a resistência da família que queria que ele fosse funcionário público, mas quando descobriu a vocação para atuar não parou mais. No cinema, foram 48 filmes, no teatro muitas comédias e na televisão participou de minisséries e de 23 novelas.
Ele fez história como o Seu Lineu, na primeira versão de A Grande Família. Os personagens dramáticos foram marcantes na TV, mas foi o humor sua marca registrada. Jorge Dória era engraçado até como vilão. “Tudo que fazia, ele colocava um tom que ficava tão verossímil, que sendo graça ou não sendo, conseguia pegar a gente. Ele era danado”, comenta o ator Diogo Vilela.
Conhecido pelos cacos que acrescentava nas falas dos seus personagens, o ator valorizava as cenas com o seu talento para o improviso. Na comédia, ele sempre será lembrado. “Eu considerava o Dória a Dercy Gonçalves versão masculina, dada à espontaneidade dos dois, humor incrível, presença de espírito”, afirma o ator Agildo Ribeiro.
 
A última participação de Dória na televisão foi no programa Zorra Total, interpretando um pai machão, desgostoso com o filho homossexual. O bordão desse personagem, "Onde foi que eu errei?", caiu na boca do povo.
Em 2005, Dória teve um acidente vascular cerebral e foi obrigado a se afastar do trabalho e das histórias engraçadas que tanto divertiram seu público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário