sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Livro traça histórico e faz balanço de resultados

Publicação lançada nesta quarta-feira (30) reúne textos de 66 autores que analisam impactos do programa em diversas áreas


A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello disse hoje que o livro Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania, lançado nesta quarta-feira (30), durante a comemoração dos 10 anos do programa, mostra como o governo foi capaz de integrar as políticas públicas em favor das pessoas menos favorecidas. “O programa gerou um novo trabalho na educação, na saúde, e em outras áreas. Hoje, colhemos o resultado muito maior do que o esperado”, afirmou.
A publicação foi organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e reúne artigos de especialistas que, ao longo da última década, analisaram os impactos do Bolsa Família em diversas áreas. Segundo a ministra, os 66 articulistas do livro não se restringiram apenas aos seus temas, mas citaram também outras áreas, comprovando a integração das políticas públicas. “Uma nutricionista não escrevia apenas de nutrição, mas também sobre educação e saúde”, afirmou.
O presidente do Ipea e ministro-chefe da Secretária de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, lembrou que a obra serve de base para o estudo da história do Brasil. “O programa está mudando a estrutura da pobreza no Brasil. São 10 anos de uma luta contra a miséria”.
Os textos compilados na publicação derrubam alguns mitos sobre o programa, como o “efeito-preguiça” e os índices de fecundidade entre as mulheres mais pobres. Segundo os estudos, os indicadores de ocupação e procura por emprego são muito semelhantes entre beneficiários e não beneficiários do programa. E taxa de natalidade caiu rapidamente nos últimos dez anos, ao contrário da crença preconceituosa de que as famílias atendidas seriam incentivadas a ter mais filhos. 
Além disso, a publicação traça um panorama histórico da evolução do programa, resgata as principais contribuições do programa de transferência de renda para as políticas de assistência social e apresenta dados sobre seu impacto nos indicadores de saúde, educação e proteção social e na redução da pobreza. Dividido em três partes, o livro destina-se a gestores públicos, estudantes, pesquisadores, movimentos sociais, organismos internacionais e sociedade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário