sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Marcha da Defesa Animal acontece nesta sexta


Acontece nesta sexta, 4, pela segunda vez em Guarapuava, a Marcha da Defesa Animal, apoiada pela ONG S.O.S 4 Patas. Evento realizado em todo o país, a edição guarapuavana da marcha começa com concentração na Praça Cleve, às 17h. Segundo o organizador, José Augusto Mormelo, este ano o encontro tem como objetivo conscientizar a população do risco de diminuição na pena para quem maltrata animais no Brasil. 
“Nós estamos nos manifestando contra um pronunciamento feito pelo senador Pedro Taques (PDT-MT) de que pretende baixar a pena para crime contra animais e descriminalizar as condutas de transporte inadequado, abandono e omissão de socorro. A marcha de hoje será em resposta a ele. As leis atuais são muito brandas, então é por isso que a gente está conscientizando a população”, explica.
A página ‘Marcha da Defesa Animal - Guarapuava, Paraná’ no Facebook foi criada para divulgar o evento. Da Praça Cleve, a marcha seguirá para os semáforos, onde serão distribuídos panfletos de conscientização sobre a decisão do senador.
Um documento publicado na página defende várias alterações no Código Penal, na lei nº 9.605/98, art. 32, de crimes ambientais, são elas: que a pena mínima seja de 8 anos e 1 mês de prisão, em toda a seção de crimes contra a fauna; o aumento da pena máxima no artigo 391 para 10 anos de prisão para crimes recorrentes de crueldades contra os animais; pena de 8 anos e 1 mês a 12 anos para crime de abuso sexual (zoofilia) e, em caso de morte do animal, de 12 a 30 anos; aumento da pena para o tráfico de animais silvestres; revogação à Lei do Conama – Ministério do Meio Ambiente, a qual aprova resolução que permite a posse, pela população, de animais silvestres de origem ilegal e fim do uso de cães para guarda e segurança de estabelecimentos comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário