quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Bolsa Família e Educação é o próximo tema de ciclo de debates

Evento faz parte das comemorações dos 10 anos do programa de transferência de renda e vai tratar dos resultados de acesso e continuidade dos estudos entre os beneficiários

Brasília, 24 – Pesquisas e estudos desenvolvidos nos últimos anos demonstram que o Programa Bolsa Família teve importantes efeitos educacionais para a população de baixa renda. Para debater estes resultados, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realiza nesta quinta-feira (26), a partir das 9h, em Brasília, a segunda edição do Ciclo de Debates 10 anos do Programa Bolsa Família: Avanços, Efeitos e Desafios, com o tema Bolsa Família e Educação.
A ministra Tereza Campello participará da abertura dos debates, que será seguida de duas mesas-redondas. Na primeira, das 10h às 12h15, as discussões abordarão a contribuição do programa de transferência de renda para o acesso à educação e as perspectivas da relação com as políticas educacionais do país. As palestrantes são a diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, e a presidente da Associação Nacional de  Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Dalila Andrade Oliveira.
Na segunda mesa-redonda, das 14h às 17h, os participantes analisarão a relação do Bolsa Família e da condicionalidade de educação sobre os resultados educacionais. As condicionalidades são os compromissos assumidos pelas famílias para continuar a receber os benefícios, como que as crianças e os adolescentes até 15 anos tenham pelo menos 85% de frequência nas aulas e que os jovens de 16 e 17 anos tenham 75% de frequência, no mínimo.
Participam dessa discussão Sergei Soares, chefe de Gabinete do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pesquisador nas áreas de desigualdade, educação e mercado de trabalho, Joaquim Soares Neto, professor integrante do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB, e Armando Simões, assessor da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do MDS.
fonte:mds.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário