quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Eleições de 2014 devem ter pelo menos mais dois novos partidos

Decisão da Justiça Eleitoral criou o PROS e a Rede Sustentabilidade.
O país tem agora 32 partidos, que recebem dinheiro do fundo partidário.


A Justiça Eleitoral autorizou a criação de mais dois partidos políticos. Os novos partidos ainda podem disputar as eleições de 2014 e vão receber dinheiro público do fundo partidário. Com esses dois, agora 32 partidos poderão concorrer às eleições. Até o dia cinco de outubro, o TSE vai fazer mais três sessões para decidir se ainda será possível criar legendas para disputar a eleição do ano que vem.
Para ter partido é necessário o aval da Justiça Eleitoral. O PROS, Partido Republicano da Ordem Social, e o Solidariedade  conseguiram isso nesta terça. Agora, o Brasil tem 32 legendas, que podem ter candidatos já na eleição de 2014.
Na década de 1980, eram oito partidos. Na década de 1990, esse número  triplicou. E agora já são oito a mais.
Para  registrar um partido político são necessárias as assinaturas de quase 492 mil eleitores. O TSE ainda terá três sessões para decidir se permite a criação de alguma outra legenda  que possa participar da eleição de 2014.
A Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, ainda não apresentou o número necessário de assinaturas de eleitores.
Todo partido tem direito a dinheiro público, do fundo partidário. O que recebeu menos em 2012 ficou com R$ 200 mil. Também tem garantido tempo no rádio e na TV para propaganda eleitoral.
Depois da resolução do TSE, que em 2007 estabeleceu a fidelidade partidária, a criação de novos partidos passou a ser a única solução para quem queria trocar de legenda sem perder o mandato.
fonte:g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário