sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Resultados educacionais reforçam importância do Bolsa Família

Melhoria da permanência e do desempenho dos beneficiários são avanços relevantes obtidos nos últimos 10 anos

Brasília, 26 – Debater os desafios e apontar os avanços no processo educacional das crianças e adolescentes beneficiárias do Bolsa Família. Com este objetivo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realiza, nesta quinta-feira (26), o segundo encontro do Ciclo de Debates 10 Anos do Programa Bolsa Família – avanços, efeitos e desafios. O evento reúne, no auditório da Fiocruz, em Brasília, representantes do governo federal, coordenadores de educação e do programa de transferência de renda dos governos estaduais e pesquisadores

A presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Dalila Andrade Oliveira, destacou que a educação é a porta de acesso para os demais direitos sociais. E o programa de transferência de renda coordenado pelo MDS deu uma contribuição inestimável para a garantia destes serviços. “Os dados da condicionalidade de educação mostram que o Estado tem ampliado o acesso à educação e diminuído as diferenças escolares entre ricos e pobres.” 

Dalila destacou que o grande desafio está em “reconhecer que a origem da dificuldade do desempenho escolar está na origem social”. Para a pesquisadora, o programa dá a oportunidade de desenvolver políticas educacionais focalizadas, buscando que a escola se apresente com uma promessa de futuro para as crianças e adolescentes. 

Já a diretora de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, destacou o preconceito que sofrem as escolas em áreas mais pobres, ainda recorrente para uma parcela da população. De acordo com ela, existem dois objetivos a serem alcançados nestas unidades: oferecer condições materiais para uma melhor educação (professores, transporte, material, infraestrutura etc.) e demonstrar aos próprios estudantes que o fato de terem baixa renda não significa que eles não terão sucesso no percurso escolar. 

Uma das ações realizadas pelo governo federal, neste sentido, é o Programa Mais Educação, que repassa recursos às escolas para elas implantarem jornada ampliada nas unidades, permitindo que os alunos passem mais tempo aprendendo. “Queremos não só uma mudança quantitativa do tempo das crianças na escola, mas também melhorar a qualidade do ensino”, afirmou Jaqueline. Ela ainda ressaltou que a estratégia de levar a política aos beneficiários do Bolsa Família é muito positiva. Neste ano, mais de 60% das escolas incluídas no Mais Educação são formadas por maioria de alunos que recebem a transferência de renda.

fonte:http://www.mds.gov.br

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