quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Semusa convoca população beneficiária do Bolsa Família para acompanhamento de saúde

Para manter a assistência contínua à população, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) convoca os beneficiários do Programa Bolsa Família a comparecerem nas unidades básicas de saúde (UBS) mais próximas de suas residências para passar por avaliação médica que viabilizará a permanência do benefício.
A atual convocação começou no mês de agosto e encerra em dezembro, mas até o momento os números de famílias com cadastros atualizados ainda é mínimo. Neste ano, no primeiro semestre foram registrados 6.633 acompanhamentos de um total de 20.159 beneficiários, o que corresponde a 32,9% da meta estabelecida, um índice baixo que não atinge a expectativa ideal de 100% de alcance. “As famílias devem cumprir as ações vinculadas ao Programa Bolsa Família, pois isto garante a oferta das ações básicas na saúde e proporciona melhoria na qualidade de vida com inclusão social”, destacou Domingos Sávio, secretário municipal de saúde de Porto Velho.
Durante a atualização na assistência em saúde as crianças são vacinadas e submetidas à pesagem, mulheres em idade fértil (até 44 anos) fazem o preventivo do câncer e as grávidas realizam o pré-natal. Para que isso seja possível as famílias devem portar o Cartão Bolsa Família e se dirigirem à UBS de seu bairro em horário normal de atendimento, das 08h às 12h e 14h às 18h.
O acompanhamento na saúde é um requisito básico do programa do Governo Federal, que tem o objetivo de transferir renda para quem vive em situação de pobreza ou extrema pobreza. Por conta disso a adesão da população é importante, pois caso o acompanhamento não seja cumprido, poderá acarretar no bloqueamento ou cancelamento do benefício.
O prazo de vigência do atual semestre é longo, o que permite que as famílias realizem o acompanhamento com tranquilidade e não deixem para última hora. Todos os centros de saúde da capital e distritos oferecem a assistência necessária, com agendamento determinado por agentes comunitários ou diretamente na UBS caso a família resida em área descoberta pelo Programa Saúde da Família (PSF).
fonte:rondoniaovivo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário