quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Estudantes do Bolsa Família ganham reforço na saúde

O Programa Saúde na Escola chegou, neste ano, a 44 mil escolas públicas de todo o país com maioria de estudantes beneficiários do Bolsa Família. Este total representa 55% das 80 mil unidades inscritas em 2013, ampliando o atendimento em 42,3%, em relação ao ano passado. A região Nordeste registrou o maior volume de adesões, com 41 mil de escolas atendidas, sendo 30 mil (69%) tendo maioria de alunos que recebem o programa de transferência de renda coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome (MDS). 

“O Saúde na Escola é inovador porque amplia as ações da Atenção Básica à Saúde dentro dessas unidades, além de reforçar a importância das políticas públicas intersetoriais”, avalia o diretor do Departamento de Condicionalidades do MDS, Daniel Ximenes. O programa promove ações de prevenção, promoção, atenção e formação. As atividades são realizadas de forma articulada entre as equipes de saúde básica, gestores da educação e educadores, nos estabelecimentos de ensino. 

São realizadas avaliações antropométrica, oftalmológica, de saúde bucal, de verificação vacinal e de audição. No ensino fundamental e médio, os alunos ainda têm contato com iniciativas de prevenção a violência, acidentes e uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, além de tomar conhecimento sobre direito sexual e reprodutivo. 

Articulação – Outra meta do governo federal era garantir a adesão de 30 mil escolas, com maioria de alunos beneficiários do Bolsa Família, simultaneamente no Saúde na Escola e no Mais Educação, que amplia a jornada escolar. O resultado foi alcançado, sendo que 30.616 unidades públicas participam dos dois programas. 

“Assim como o Mais Educação, também parceiro do Bolsa Família, o Saúde na Escola é um programa intersetorial por excelência, seguindo objetivos do governo federal em construir políticas intersetoriais que alcancem a melhoria da condição de vida da população brasileira em situação de vulnerabilidade”, destaca o secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Luis Henrique Paiva. 

A adesão ao Saúde na Escola foi realizada pelas prefeituras até agosto passado. Além das 44 mil unidades escolares com mais da metade dos estudantes que recebem o Bolsa, outras 14 mil escolas têm em sua composição, entre 30% e 50% de seus estudantes beneficiários do programa. 


fonte:diariodecuiaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário